Ansiedade
- Bianca Garcia
- Jan 31, 2023
- 2 min read
Primeiramente vale esclarecer que a ansiedade é uma emoção humana normal, imprescindível para a vida cotidiana. A manifestação desse estado emocional pode ser um alerta do EU diante de situações ou pensamentos de perigo iminente. Até certa intensidade ela é útil, pois permite que a pessoa possa resolver alguns problemas e levar adiante seus projetos e desejos, impulsionando-a para vida.

Todavia, dependendo de sua intensidade, a ansiedade pode começar a prejudicar o desempenho da pessoa frente as suas atividades e funcionalidade. Para a Psicanálise, a maioria dos traumas e conflitos internos permanecem inconscientes e dificilmente conseguimos compreender sozinhos.
É comum que várias situações e comportamentos nossos sejam reprimidos no inconsciente em qualquer fase da vida, e que, no entanto podem voltar a se revelar como sintomas de ansiedade. O inconsciente não nos poupa, ele continuará insistindo em descarregar essa tensão provocada por tais estímulos, situações de crise, ou situações ainda a serem melhores elaboradas. E, enquanto isso, o EU busca nos preparar para essas situações de riscos.
A ansiedade pode se manifestar com sintomas psíquicos e/ou físicos. É natural que as manifestações psíquicas sejam difíceis de descrever, ou seja, que sensações sejam de tamanha complexidade que faltam palavras para narrá-las, e isso também pode variar em cada pessoa. Pode sentir-se inquieta "por dentro", apreensiva em relação a algo vago, sentimento de medo sem um objeto definido, com desconforto, desprazer, nervosismo, irritação, dificuldade de concentração. Já as manifestações físicas podem incluir inquietação motora, falta de ar, boca seca, sudorese, mal estar abdominal, aperto no coração, tensão muscular, dores, taquicardia.
O medo é um sentimento recorrente no paciente ansioso, pois ele já é em si uma maneira de apaziguar a angustia. No entanto, o medo pode causa limitações na vida, e a pessoa pode deixar de fazer planos devido esse sentimento que a estaciona. A ansiedade pode se apresentar de maneira constante ou em crises abruptas. Essas crises podem estar relacionadas a alguma situação específica ou ocorrerem de modo espontâneo.

No tratamento psicanalítico o analista auxilia a compreender porque o aparelho psíquico tem se manifestado dessa maneira, sofrendo com uma situação que ainda não surgiu (ou que aconteceu e ele não consegue entender). O psicanalista irá ajudar essa pessoa a esclarecer melhor seu medo encontrando outras soluções que não a limite tanto na vida, possibilitando dar continuidade a seus projetos e desejos.
Comments