Sobre a Psicanálise
- Bianca Garcia
- Jan 31, 2023
- 1 min read

Encontrei com a Psicanálise ainda na Faculdade, como uma abordagem. No entanto, é importante mencionar que a Psicanálise é uma fonte teórica e prática anterior a própria Psicologia.
Em relação a formação em Psicanálise, Freud menciona a importância do “processo pessoal de análise” e em seguida a “supervisão clínica”, e Lacan acrescenta “o estudo teórico” e a “circulação ativa em uma instituição psicanalítica”.
Nesse sentido, meu percurso dentro da Psicanálise continuou sempre em movimento mesmo após a formação como Psicóloga. Na clínica, nas escolas de psicanálise, na análise pessoal, nas supervisões e grupos de estudos, sempre desafiando com desejo essa aproximação.
A Psicanálise é ao mesmo tempo uma teoria sobre o psiquismo, uma prática clínica e um método de investigação do inconsciente. Um dos méritos do trabalho analítico é que investigação e tratamento coincidem.
Freud (1923 [1922]) descreve a Psicanálise:
1. Um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo;
2. Um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos; e
3. Uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo destas linhas, e, que, gradualmente, se acumula numa nova disciplina científica.
Comments